Perguntas Frequentes

Especificaçoes

Especificação de itens a serem escolhidos

Formato - A dimensão final do Livro chamamos de formato. Os números apresentados são unidades de medida em centímetros e estão na orientação "retrato". Disponibilizamos cinco formatos padrão para livros: 14x21, 15,5x23, 15x21, 17x24, 21x28 e 21x29,7.

 

Quantidade de páginas - Para encadernação do tipo Brochura Colado, Espiral (PVC) ou Wire-o (duplo anel metálico), Trabalhamos com miolo (parte de dentro do livro) entre 64 até 304 páginas. Para encadernação do tipo Brochura Costurado, trabalhamos com miolo entre 64 até 1600 páginas. Para livros em capa dura trabalhamos com quantidade de páginas no miolo entre 128 até 1600 páginas.

 

Capa - É a parte externa do livro, é o primeiro contato que o leitor terá com o livro. geralmente apresenta o título, subtítulo, nome do autor e até mesmo nome e símbolo da editora responsável pela obra. Por vezes um breve resumo da obra ou da biografia do(a) autor(a). Nossas são coloridas e 4/0 cores, isto é, impressas apenas em lado do papel (o lado que ficará aparente) em Suzano Supremo Alta Alvura 250g/m2 podendo receber laminação Bopp brilho, Fosco, Soft Touch (Bopp com toque aveludado) ou Scuf free (Bopp resistente a riscos).

 

BOPP - Bi-axially oriented polypropylene (BOPP), ou melhor dizendo, película de polipropileno biorientada, é um tipo de filme plástico encontrado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa, batata palha, LIVROS e muito mais. Ele é muito usado pela indústria porque é fácil de colorir, imprimir e laminar.

 

BOPP BRILHO - Laminação com filme plástico, fundido ao papel, proporciona durabilidade e impermeabilidade, o BOPP BRILHO reflete a luz. Permite a aplicação de processos complementares como verniz UV, hot Stamping e podem ser aplicados em produtos como capas de livros e materiais promocionais, principalmente quando realizado sobre impressão chapada e escura.

 

BOPP FOSCO - Laminação com filme plástico, fundido ao papel, proporciona durabilidade e impermeabilidade, o BOPP FOSCO possui baixa reflexão de luz. Permite a aplicação de processos complementares como verniz UV, hot Stamping e podem ser aplicados em produtos como capas de livros e materiais promocionais, principalmente quando realizado sobre impressão chapada e escura.

 

BOPP SCUFF FREE - Laminação mateada, sem brilho e com resistência 3 vezes maior à abrasão e riscos que o BOPP Fosco. Permite a aplicação de processos complementares como verniz UV, hot Stamping e podem ser aplicados em produtos como capas de livros e materiais promocionais, principalmente quando realizado sobre impressão chapada e escura.

 

BOPP SOFT TOUCH - Laminação com filme plástico, fundido ao papel, proporciona durabilidade e impermeabilidade com toque aveludado, o BOPP SOFT TOUCH possui baixa reflexão de luz. Permite a aplicação de processos complementares como verniz UV, hot Stamping e podem ser aplicados em produtos como capas de livros e materiais promocionais, principalmente quando realizado sobre impressão chapada e escura.

 

PAPEL DA CAPA:  O Supremo Alta Alvura é o papel cartão desenvolvido com o que há de melhor em matérias-primas e tecnologia. O Alta Alvura é referência em alta qualidade de impressão. Seu elevado nível de brancura garante a nitidez dos elementos gráficos, surpreendendo no resultado das cores, que ficam mais intensas, vivas e uniformes Sua composição, com camadas de celulose branqueadas, e seu maior nível de controle de alvura permitem excelente apresentação.

 

ORELHAS: São prolongamentos laterais da capa do livro, normalmente onde se costuma escrever elementos do livro como curtas biografias do autor ou extratos sobre a obra ou prefácios de terceiros a respeito do livro. Tem também a função prática de marcar a posição em que o leitor interrompeu a leitura, como um marcador de páginas. As orelhas Viena são impressas com 7cm, junto a capa e 7cm, junto a contra-capa.

 

MIOLO:- É a parte interna do livro, onde é impresso o conteúdo da obra. Fazem parte do miolo do livro: folha de rosto, ficha catalográfica, prefácio, dedicatórias, homenagens, sumários, capítulos, apêndices, referências bibliográficas e o texto autoral. Disponibilizamos três tipos de papéis: Papel  offset, papel off-white e papel couché, cada qual com suas especificações.

 

PAPEL COUCHÉ:- É um tipo de papel branco revestido. Apresenta camadas adicionais sobre uma base de papel comum offset. Não é poroso, sendo um papel com superfície bem lisa,  seu revestimento consiste em uma camada vedante de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, com a finalidade de tornar a sua superfície muito lisa, uniforme em ambas as faces, possui ótima qualidade. É muito usado na impressão de livros com ilustrações, gravuras, imagens e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços. Pode ser optado em brilho (reflete mais luz) ou fosco (quase não reflete luz, sendo mais opaco).

 

PAPEL OFFSET:  É um tipo de papel branco não revestido, ou seja: "poroso",  usado nos mais diversos tipos de livros. É o papel mais comum. É basicamente o mesmo papel disponível nas papelarias para utilização nas impressoras domésticas e de escritório.

 

PAPEL OFF WHITE: - É um tipo de papel de cor "creme/amarelado" ou tom "sépia" não revestido, esse papel foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades do mercado editorial. Tem como objetivo cansar menos a vista, pois reduz a reflexibilidade da luz, no papel, e, algumas versões, são mais confortável de se folhear. É especialmente produzido para livros e publicações. Como padrão adotamos o papel Pólen Soft, produzido pela Suzano.

 

PAPEL CARTÃO TRIPLEX:  - É um papel composto por três camadas. A camada de impressão é revestida, proporcionando lisura e excelente reprodução de cores. A camada do "meio" é o forro que proporciona rigidez e a terceira camada é de massa branqueada. Existem papéis-cartão Triplex próprios para impressão nos dois lados. Como padrão trabalhamos com o papel cartão triplex Supremo Alta Alvura, produzido pela Suzano. O papel cartão triplex também é utilizado em embalagens mais elaboradas.

 

LOMBADA:- É o lado do livro ou revista onde fica a costura das folhas, a parte da capa de um trabalho que reúne um número determinado de folhas, costuradas, grampeadas ou coladas de forma a mantê-las sempre juntas. A lombada, também chamada de dorso, é uma parte e complementação da capa, que funciona unindo a capa ao miolo.

 

BROCHURA OU LOMBADA QUADRADA: - é o tipo de encadernação em que o livro é coberto por uma capa, geralmente feito de papel cartão triplex, colada ao miolo pela lombada. Possui limitação de abertura do material, não sendo recomendado forçar a abertura além do uso de leitura normal.

 

ENCADERNAÇÃO ESPIRAL OU ESPIRALADA: - Sistema de encadernação eficiente, composto de uma "mola" de PVC termo-formada. O espiral é composto de um fio (metálico ou plástico) contínuo. Muito utilizado em Apostilas. Possibilita a abertura completa do material. Pode ser feita com Capa em cartão Triplex 250g/m2 ou em Capa Dura.

 

ENCADERNAÇÃO WIRE-O OU DUPLO ANEL METÁLICO: - O sistema de encadernação wire-o (duplo anel metálico)  é uma evolução do processo de encadernação em espiral. Utiliza garras metálicas em duplo anel. Na Viena trabalhamos com furos redondos. É muito usado na confecção de agendas, calendários e cadernos escolares principalmente quando feito em capa dura. Pode ser feita com Capa em cartão Triplex 250g/m2 ou em Capa Dura.

 

CAPA DURA COM DORSO QUADRADO: - A capa dura consiste em uma folha de papelão (Paraná), revestida nos dois lados, garante  firmeza e rigidez. O cartão possui cerca de 2 mm de espessura e é revestido com  papel couché, onde será impressa a arte da capa. Depois que o miolo é preparado e costurado, duas guardas são coladas nele para que seja fixado à capa pré-montada, as guardas unem a capa dura ao miolo. Este tipo de encadernação é de alta qualidade, resistente e durável.

 

IMPRESSÃO EM QUATRO CORES (ou colorida): Processo de impressão que utiliza quatro cores básicas (ciano, magenta, amarelo e preto), que combinadas são capazes de reproduzir milhões de cores diferentes. A qualidade e definição das cores, depende do tipo de papel em que são impressas.

 

GRAMATURA: Unidade de peso. A Gramatura possui relação com a espessura, mas indica o peso do papel. A expressão g/m2, significa "gramas por metro quadrado". Ou seja, quanto pesa em gramas um "pedaço de papel" de um metro quardrado.

 

ESPESSURA: unidade de medida. Indica a medida entre a face superior e a face inferior da folha. A o total de folhas de um livro, multiplicado pela espessura de suas folhas, fornece a medida exata para a lombada do livro brochura ou capa dura.

 

PÁGINA: Uma face da folha do miolo do livro. Um livro com 64 folhas possui 128 páginas.

 

CADERNO DE LIVRO: No processo de impressão Offset o livro é composto por folhas impressas que quando dobradas formam um caderno. Os cadernos comuns são de 8, 16 ou 32 páginas. Na Viena trabalhamos com cadernos de 16 ou 32 páginas, por isso indicamos que seu livro tenha a quantidade de páginas divisíveis por 16. Exemplos: 32,64,128,160,192,224.. páginas. O melhor custo de produção está nos livros com cadernos inteiros. Quantidade de páginas do livro, que quando dividido por 16 resultam em frações, provocam acréscimo de custo na produção da obra. Portanto preferencialmente finalize um livro com quantia de páginas que possibilite cadernos. Cadernos de 32 páginas são os mais econômicos.

DICA: No processo de impressão digital, quando o miolo não for costurado, não é necessário a montagem do livro em cadernos.

 

IMPRESÃO PRETO E BRANCO (UMA COR): - também conhecida como impressão PB. Processo de impressão que usa apenas a escala de pretos e permite reproduzir imagens em tons de cinza, além de textos e gravuras. É na verdade uma impressão em UMA cor. Pois o "branco" está no papel. Dessa forma, o senso comum denomina de impressão PB, a impressão em apenas UMA cor, caso seja impressão pelo processo offset, podemos escolher a "cor" que será utilizada para impressão do miolo do livro. Quando a impressão é feita pelo processo digital a tonner, normalmente não é possível escolher a cor de impressão, sendo a cor do tonner "preto". Fazendo impressão com tinta preta sobre papel off-white a impressão não pode ser considerada Preto e branco, mas sim, preto e sépia/creme.

 

SHIRINK: É a forma de embalar perfeitamente individualizado ou vários livros em uma única embalagem plástica formando um único pacote. Esse processo é muito utilizado para a embalagem de livros que serão expostos ou armazenados por longo período, uma vez que embala o material por completo protegendo-o das intempéries e poeira.

 

 

CONSULTORIA E ANÁLISE DE ARQUIVO: Quando disponível, opcionalmente o Usuário poderá contratar o serviço de  "Consultoria e Análise de Arquivo" mediante pagamento adicional que constará no pedido. Este serviço consiste no suporte ao Usuário para finalização de seus arquivos, através de orientação e instrução de como construir um arquivo PDF. O Suporte será prestado por telefone, e-mail, skype ou what´s app, em horário comercial, conforme disponibilidade entre Usuário e Gráfica. Faz parte do serviço de consultoria e Análise de arquivo:

 

a)     Orientação quanto a qualidade de imagens, fontes, bordas, margens, área de corte, mancha de impressão;

b)     Orientação quanto aos softwares mais indicados;

c)     Orientação e suporte quanto a configuração do layout da capa em programas de computador como Indesign, Ilustrator ou Coreldraw;

d)     Orientação e suporte quanto a configuração do layout do miolo em programas como Word ou Indesign;

e)     Orientação e suporte para construção do arquivo da CAPA e arquivo do MIOLO em formato PDF, adequado para impressão.

f)      Avaliação completa do arquivo, através de software de análise

g)     Geração de provas digitais para aprovação, os quais serão entregues ao Usuário.

h)     A Contratação deste serviço adicional, finaliza-se com a aprovação dos arquivos pelo Usuário e impressão dos mesmos, conforme pedido.

 

Análise de Arquivo:  Quando disponível, opcionalmente o Usuário poderá contratar o serviço de  "Análise de Arquivo" mediante pagamento adicional que constará no pedido. Este serviço consiste na análise prévia dos arquivos, com emissão de relatório que poderá conter, conforme qualidade do arquivo, eventuais erros e falhas que podem estar presentes nos arquivos do Usuário. Os erros de construção de arquivo são de responsabilidade única e exclusiva do Usuário. Os ajustes que se fizerem necessários devem ser realizados pelo Usuário. Caso o Usuário não considere as falhas apontadas em relatório como motivo que impeça a produção, ou não possa proceder com os ajustes, poderá então, a  seu exclusivo critério,  autorizar a Gráfica para que a produção dos livros sejam realizados tal como estão os arquivos, estando caracterizado de pleno direito que a Gráfica forneceu ao Usuário informações documentadas de análise de arquivos, estando o Usuário ciente que poderão haver falhas de produção as quais foram devidamente apontadas em relatório, não sendo essas falhas caracterizadas como defeito. Faz parte do serviço de Análise de arquivo:

 

a)      Análise do arquivo conforme dados do pedido;

b)      Emissão de relatório de análise através do Software PitStop;

c)      Avaliação da qualidade das imagens e fontes aplicadas nos arquivos;

d)      Avaliação de layout da construção dos arquivos de miolo e capa;

e)      Validação das eventuais falhas de construção de arquivo junto ao Usuário.

 

LEGISLAÇÃO PARCIAL DO LIVRO:

 

a)                 Constituição Federal de 1988

b)                "Lei do Livro": lei no 10.753, de 30 de outubro de 2003.

c)                 "Lei dos direitos autorais": lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

d)                "Lei do depósito Legal": lei no 10.994, de 14 de dezembro de 2004.  

 

ENTIDADES DE CLASSE:

 

CBL A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma entidade sem fins lucrativos que visa a promover o mercado editorial brasileiro e cultivar o hábito da leitura. A promoção do mercado editorial dá-se em diversas formas, sendo provavelmente a mais conhecida delas o Prêmio Jabuti de Literatura. É também a responsável pela organização da Bienal do Livro de São Paulo. Sede em São Paulo/SP.

 

 

SNEL - Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). Sede no Rio de Janeiro/RJ.

 

ISBN: O International Standard Book Number, sendo chamado inicialmente de Standard Book Numbering (SBN), é um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição.[1] Criado em 1967 e utilizado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, foi transformado, em 1972, pela International Organization for Standardization (do inglês: "Organização Internacional de Padronização"), em norma padrão internacional: a ISO 2108. No Brasil o ISBN é atribuído pela Biblioteca Nacional, Agencia Brasileira do ISBN.

 

PAPEL IMUNE: PAPEL IMUNE é a terminologia adotada para descrição do papel que não sofre tributação em decorrência de sua utilização ser destinada a livros, jornais ou periódicos, conforme dispõe o art. 150, VI, alínea 'd' da Constituição Federal.

 

TRIBUTAÇÃO DO LIVRO: A Constituição Federal de 1988 (Brasil), veda a tributação do Livro, jornal, revista ou periódico, em seu artigo 150, VI, alínea 'd'. Dessa forma, não incide sobre livro nenhum tipo de imposto, sendo proibido à União, Estados, Municípios e Distrito Federal, fixar impostos sobre o Livro.

Formatos:

 

14x21 cm - Largura do livro fechado: 14 cm, Altura do livro: 21 cm, largura do livro aberto 28 cm + lombada (se aplica em livros com lombada quadrada) + orelhas (caso existam).

 

15x21 - Largura do livro fechado: 15 cm, Altura do livro: 21 cm, largura do livro aberto 30 cm + lombada (se aplica em livros com lombada quadrada) + orelhas (caso existam).

 

15,5x23 cm - Largura do livro fechado: 15,5 cm, Altura do livro: 23 cm, largura do livro aberto 31 cm + lombada (se aplica em livros com lombada quadrada) + orelhas (caso existam).

 

17x24 - Largura do livro fechado: 17 cm, Altura do livro: 24 cm, largura do livro aberto 34 cm + lombada (se aplica em livros com lombada quadrada) + orelhas (caso existam).

 

21x28 cm - Largura do livro fechado: 21 cm, Altura do livro: 28 cm, largura do livro aberto 42 cm + lombada (se aplica em livros com lombada quadrada).

 

21x29,7 cm - Largura do livro fechado: 21 cm, Altura do livro: 29,7 cm, largura do livro aberto 42 cm + lombada (se aplica em livros com lombada quadrada).

 

As medidas dos livros podem sofrer variação de mais ou menos 3%, conforme nossos termos de aceite.




Fechar

Especificaçoes Técnicas

Como comprar

1 - Escolha o acabamento para seu livro na barra inicial



2 -   Escolha o formato em que será impresso seu livro. Lembre-se que seus arquivos devem estar diagramados no mesmo formato de sua escolha



3 - Selecione as opções e especificações disponíveis no acabamento e formato escolhido



4 - Se necessário, disponibilizamos alguns gabaritos no canto esquerdo logo abaixo da descrição do produto, utilize-os para construir adequadamente seus arquivos

5 - Caso você precise de Orientações é possível solicitar uma consultoria profissional do seu material clicando em:


*Deseja Consultoria e análise de seu arquivo?Nessa opção nossos profissionais vão te orientar a construir os arquivos e corrigir possíveis erros


*Deseja Contratar apenas a Análise do seu Arquivo?
Nessa opção, nossos profissionais vão analisar seu arquivo e enviar um relatório com as correções necessárias.

6 - Após selecionada todas as opções você pode enviar seus arquivos, a capa e o miolo devem de ser enviados separadamente, serão dois arquivos ao todo



7 - Para calcular o seu frete, é necessário que coloque o seu CEP.



8 - Disponibilizamos o campo de observações para que você possa inserir complemento de informações que forem necessárias.




9 -  Leia atentamente os termos de uso. Caso não concorde com alguma condição, entre em contato conosco para que possamos equacionar uma alternativa


10 - Para finalizar, clique no botão correspondente para confirmar o pedido




11 - Selecione o meio de pagamento mais adequado para você





12 - Receba seus livros em casa




Fechar
Gostaria de perguntar algo? Clique aqui.